sexta-feira, 3 de abril de 2009

Homenagem ao maestro Claúdio Santoro traz cultura à periferia no sábado(04/04)


Administração Regional promove, com apoio de grandes músicos, atores e poetas da cidade a Homenagem ao Maestro de Brasília, na Biblioteca Pública de São Sebastião, na própria administração. O evento começa às 19:30h com leitura de poemas sobre o maestro, sua história de vida dedicada à música, apresentações de música clássica e trechos da sinfônica com a presença da esposa e coreógrafa Gisele Santoro. A entrada é franca.

Todos já vimos ou passamos por aquele grande teatro ao lado da rodoviária. Parece uma pirâmide, com os blocos de Athos Bulcão ilustrando sua lateral. Mas como é o nome daquele local: Teatro Nacional Cláudio Santoro. Por quê? Pois foi em Brasília que este renomado maestro deu vida à sua arte e de onde se projetou para o mundo. Neste ano, homenageiam-se os 20 anos de falecimento do músico de Brasília, em pleno ensaio geral da orquestra, no dia 27 de março de 1989. O polivalente músico natural de Manaus, teve uma carreira brilhante, tendo sido convidado para reger todas as orquestras do país e as mais renomadas do mundo. Por estas e por outras, o ano de 2009 é o Ano Santoro para a cultura no DF.

Também são comemorados os 30 anos da criação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional(OSTN), sob a regência de Cláudio. E ainda, comemoraríamos os 90 anos de Santoro. Ainda assim, a comemoração vai ser pela sua eternidade.

Programação
O Maestro de Todos —O Teatro de todos! por Beth Dias

Primórdios da Música em Brasília, criação da escola para crianças na UnB, criação da Orquestra Sinfônica do Teatro nacional – Por Clinaura Macedo

Santoro, professor de composição, a importância do compositor no cenário nacional e internacional – Por Ricardo Vasconcelos

Santoro, o administrador –Homem político, por Afonso Galvão

A pessoa do maestro, a Visão, a alegria – Por Beth Dias

O Maestro para os jovens da Orquestra – Por Liliana Gayoso

Ilustrações musicais – ao vivo – flauta e piano –Beth Dias e Francisca Aquino

Intérpretes dos poemas – Júlio Cezar Cavalcante e Devana Babu(Radicais Livres S/A)


Serviço: Biblioteca Pública de São Sebastião fica na Administração Regional de São
Sebastião, Bairro Residencial Oeste, próximo ao CAIC Unesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário