sexta-feira, 3 de abril de 2009

É Tudo Verdade

Principal evento do documentário na América Latina chega a Brasília com edição especial e estréia nacional


Extrapolando mais uma vez o eixo cultural Rio-São Paulo, o Festival Internacional de Documentários É tudo verdade, chega à Brasília para 12 dias de exibições. Em sua 14ª edição, serão exibidos 36 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília, de 14 a 26 de abril.

Considerado o principal evento dedicado ao cinema documentário na América Latina, esta edição traz à capital documentários brasileiros inéditos e títulos internacionais premiados nos principais festivais do mundo. No entanto, a edição integral do festival está sendo exibida em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde tem caráter competitivo.

Em Brasília, o atrativo extra é A Casa dos Mortos, documentário de 24 minutos produzido pela antropóloga Debora Diniz, com o apoio da UnB TV. O roteiro, baseado no poema Bubu, um homem que acumula sua 12ª internação, conta a história de internos de um presídio psiquiátrico de Salvador (BA) que sobreviveram, morreram ou simplesmente deixaram de viver, vítimas do abandono e sem perspectiva ou futuro. A diretora participará de debate com a platéia após a sessão das 20h30, no dia 24 de abril.

O É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários é de criação e direção de Amir Labaki, com o co-patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. Na cidade, serão quatro sessões diárias com entrada franca. “A seleção deste ano reafirma que a produção documental está hoje na vanguarda do curta-metragem no Brasil. O aumento do numero de inéditos sinaliza ainda o crescimento da produção”, afirma Amir.

Em primeira mão, será exibido na edição de Brasília, o recém concluído longa-metragem Domingos, de Maria Ribeiro. O documentário conta a história do cineasta, escritor e dramaturgo Domingos de Oliveira.

Destaques do documentário internacional também estarão em exibição na edição brasiliense. Um deles é o documentário Z32, do reconhecido diretor israelense Avi Mograbi, que tem marcado sua trajetória por filmes experimentais na forma, cujo conteúdo é sempre crítico ao tratamento dado por Israel ao povo palestino.




A Casa dos Mortos, a ser exibido dia 24/04. (Foto: Divulgação)
*Matéria produzida para BR Capital Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário