quarta-feira, 15 de abril de 2009

"Em mim a anatomia ficou louca, sou todo coração"


















Meu próximo post ia ser sobre um livro que estou lendo (olha o gerúndio aí) porém terminá-lo tem sido uma tarefa árdua. Me falta tempo e concentração (para variar). Então resolvi escrever sobre o que já li, e gostei.

Como amante da poesia descobri alguns autores que não me chamariam a atenção se não fossem por seus pequenos versos em vez de suas grandes obras. Wladimir Maiakovisk é um desses achados.O poeta russo é conhecido pelas suas literatura de tom revolucionário. Maiakovisk possuía um dom único para tratar de qualquer assunto com uma linguagem bela e simples, mas ao mesmo tempo rica e instigante. Ao terminar de ler suas poesias o leitor automaticamente é levado a querer conhecer mais a sua obras.

“Não acabarão com o amor,
nem as rusgas,
nem a distância.
Está provado,
pensado,
verificado.
Aqui levanto solene
minha estrofe de mil dedos
e faço o juramento:
Amo
firme,
fiel
e verdadeiramente.”

Seus relatos refletem um pouco de sua vida. Diria que Maiakovisk foi um exemplo não só pelo que escreveu, mas pelo jeito que viveu e que pode ser observado em sua obra. O poeta foi um homem revolucionário, arrebatador, com muitas paixões, ele foi épico e lírico não só em suas poesias, mas em sua vida.Era conhecido pela sua paixão de viver e pela sua falta de preocupação com as regras. Não era um arnaquista,e sim um sonhador, mais que isso,um aventureiro que desfrutava a vida o máximo que podia. Conhecer a obra desse belo poeta vale não só pelo aprendizado mas sim como inspiração. Seguir os “mandamentos” da vida de Maiakovizk, pelo menos de vez em quando, nos faria muito bem.

"Eu fui para sempre ferido pelo amor - mal e mal posso arrastar-me. O amor não está em ferver bruscamente, nem em acender uma fogueira, mas no que há por trás das montanhas de nosso peito, e bem abaixo da selva de nossa cabeleira. Amar é ir até o fundo do cercado e, até que a noite chegue, cortar lenha com chispas no machado, e a nossa própria força pôr em xeque. O amor não é paraíso, é simplesmente o atestado: de que outra vez se engrena o coração - motor enferrujado. Na terra há luzes - até o céu. No céu, estrelas a granel. Se eu não fosse poeta, seria astrônomo, por certo. Minhas palavras soletram às estrelas um cometa dourado. Deixando pelo céu seu rastro, brilha a plumagem caudalosa do cometa. Ouço em meu peito até o último pulsar: o amor a ressoar. O furacão, o fogo, o mar vêm vindo furiosamente. Que os pode domar? Você? Experimente."

Wladimir Maiakovski

5 comentários:

  1. Olha só!! Aquele dia em que te esperei na Leitura, levei alguns minutos lendo poesias de Maiakovski. Até então só conhecia alguns versos. Gostei, Vi... Bom saber mais sobre ele. =*

    ResponderExcluir
  2. Né? adoro as poesias dele, e recomendo mesmo. Leiam se puderem:)

    ResponderExcluir
  3. Maiakovski é realmente demais.
    Legal saber mais sobre ele.

    Abraço,
    Felipe Moraes

    ResponderExcluir
  4. Saiu esse poema hoje no Correio Braziliense. Da seção "Tantas palavras":

    Eu
    à poesia
    só permito uma forma:
    concisão,
    precisão das fórmulas
    matemáticas.
    Às parlengas poéticas estou acostumado,
    eu ainda falo versos e não fatos.
    Porém
    se eu falo
    A
    este a
    é uma trombeta-alarma para a Humanidade.
    Se eu falo
    B
    é uma nova bomba na batalha do homem.

    (De V Internacional - Maiakóvski)

    ResponderExcluir
  5. Gente, mas q blog romanticíssimo! AMEI... vou indicar

    bjosss, galera...Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir