sexta-feira, 17 de abril de 2009

Cultura enjaulada em Brasília

Artistas se manifestam contra a programação do aniversário de Brasília e reivindicam mudanças na política cultural


Com tambores, uma jaula e megafones, artistas da cidade protestaram hoje (17), em frente ao Conic, contra a política cultural de Brasília. Eles questionam a escolha dos artistas para os espetáculos do dia 21, quando a Capital completa 49 anos. A programação não conta com apresentações de artistas locais. Para trazer Xuxa e Cláudia Leite, o governo gastou 950 mil reais.


De dentro de uma jaula em frente ao Conic, Adeilton Lima, ator na capital há 23 anos, afirmou que o governo não apóia de maneira ideal a cultura local e toma as comemorações do aniversário da cidade como exemplo. “Nós temos artistas de qualidade aqui. Temos cultura que é produzida e realizada em Brasília, com história e identidade. Estamos revoltados com o descaso da Secretaria de Cultura. Nós queremos projetos sólidos e não eventos nos quais se vão rios de dinheiro”, disse ele.

A jaula posta na Praça do Zumbi dos Palmares, diante na Faculdade Dulcina de Moraes, no Conic, é uma alegoria feita a partir da obra Um Artista da Fome, de Franz Kafta. “Na história, o homem tem que bater seu próprio record de dias sem comer para poder continuar sendo uma atração para as pessoas. É o paradoxo da sobrevivência. Essa condição não me parece muito diferente da situação atual dos artistas brasilienses”, afirmou Adeilton.Além de Adeilton, outros artistas como Wellington Abreu, Walter Sarça e Doner Cavalcante protestavam com tambores e megafone.


FOTOS: ALEXANDRA MARTINS
Marina Bártholo* para BR Capital Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário