sexta-feira, 27 de março de 2009

Repórter musical



Vilhena Soares
Colaboração para
o Aqui-DF
com modificações


Odair José se apresenta em Brasília nessa semana com seu estilo irreverente e único em evento cultural que divulga o trabalho de artistas da cidade


"Vamos fazer dessa noite/ a noite mais linda do mundo /vamos viver nessa noite /a vida inteira num segundo/ felicidade não existe/ o que existe na vida /são momentos felizes ". Esse é o refrão da música "A noite mais linda do mundo" sucesso conhecido de Odair José, um dos cantores populares mais famosos no Brasil, que vai fazer a alegria de seus fãs ao se apresentar nesse sábado no projeto "Cultura em Movimento" no Recanto das Emas . O evento aproveita a presença de nomes conhecidos da música para divulgar o trabalho de artistas locais.


Odair José nasceu em Morrinhos, no estado de Goiás, e é um exemplo de cantores que se destacaram fora de sua terra natal. Ele saiu de sua casa rumo ao Rio de Janeiro com apenas 17 anos, sem avisar aos seus pais, que não apoiavam a escolha de sua profissão. "Eu fugi de casa e resolvi lutar pelo que queria. Recebi um conselho de Roberto Carlos, quando ele passou por Goiânia, e disse que gostava das minhas músicas, tomei coragem e segui", contou. O cantor apóia a idéia do projeto da cidade e incentiva os novos artistas a não abandonarem os sonhos no meio do caminho . "Não desista no primeiro não, porque no terceiro você pode conseguir conquistar o seu espaço", aconselhou.


Odair José é conhecido pelas suas composições, que contam situações do cotidiano. O cantor da pílula, um dos nomes ao qual era chamado na década de 70, trata de temas polêmicos em suas músicas, como conflitos de amor e sexo usando uma linguagem clara e objetiva, uma de suas características mais marcantes de seu trabalho. "Me considero um cronista, não um cantor, mas um repórter musical. Passo para as pessoas histórias comuns, acredito que seja esse o motivo do meu público se identificar", disse.


O cantor foi um dos escolhidos para se apresentar no Cultura em Movimento pelo seu sucesso com os moradores da cidade. Ele diz que esta animado em se apresentar novamente em Brasília e conta que tem muito carinho pela cidade. " Gosto muito da capital. Não só por ser próximo ao estado em que nasci, mas pelo seu público que é sempre muito acolhedor ", elogiou.


Mais espaço para o POPular

O "Cultura em Movimento" foi idealizado pelo Instituto Arte e Cia de Cidadania (IACC),centro formado por moradores de Samambaia que apóia a arte. O grupo criou o projeto para ajudar a divulgar o trabalho de artistas da cidade. O organizador do instituto e do evento, Risomar Carvalho , explica como surgiu a idéia. "Percebemos que as cidades satélites de Brasília estão cheias de artistas, mas que não são conhecidos e nem tem condições de divulgar seus trabalhos. Por meio desse evento nós vamos encontrar esses nomes e reunir todos em um catálogo." explicou.


O Instituto fez um levantamento com todos os artistas da cidade, e irá reunir os contatos sobre seu trabalho em um grande listagem, que será distribuída em pontos da cidade. "O catálogo será distribuído no dia 22 de agosto, quando se encerra o evento, em hotéis e vários bares de Brasília, para que interessados em contratar os artistas para apresentações em festas e shows, saibam como encontrá-los", complementou Risomar.


O "Cultura em Movimento" irá passar por sete cidades no Distrito Federal. A sua próxima edição está marcada para o dia quatro de abril, no estádio do Gama, com um show de Alceu Valença. "Escolhemos esses grandes nomes da música brasileira de acordo com o perfil musical da cidade, não só para divulgar mas também para chamar a atenção aos artistas menores que irão se apresentar no mesmo local", disse o coordenador.


To listen:









CD "Eu Vou Tirar Você Desse Lugar" Allegro Discos





Para quem ainda não conhece o trabalho de Odair José, "o terror das empregadas", é possível conferir seus maiores sucessos no CD lançado recentemente "Eu vou tirar você desse lugar".O disco é uma coletânea dos maiores clássicos do artista cantados na voz de bandas da nova geração brasileira. Nomes como Pato Fu e Paulo Miklos participam da homenagem e dão um tom especial e diferente para as canções de Odair José.Destaque especial para faixa "Eu você e a praia" de Zeca Baleiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário