segunda-feira, 30 de março de 2009

Espelho novo, cara nova

Apresentado e dirigido por Lázaro Ramos, "Espelho" estreia quarta temporada hoje no Canal Brasil

Debora 70
Para Lázaro, o programa tem o objetivo de mostrar assuntos relevantes que têm pouca projeção na TV





Marlon Maciel
Especial para o Jornal de Brasília

Cada ano que passa é uma espécie de gincana protagonizada pelo ator e diretor Lázaro Ramos. Ele precisa se esforçar constantemente diante dos eventuais obstáculos surgidos para que uma nova sequência do programa "Espelho", do qual é apresentador e diretor, fique pronta. É a sensação que ele tem ao estrear a quarta temporada do programa no Canal Brasil. "A cada anos estamos nos renovando. Porque mudar o formato de um programa a todo ano não é fácil. Conseguir assuntos que dêem fôlego ao programa não é fácil", avalia.

Mas ao mesmo tempo, o desafio é o que deixa a equipe animada, segundo ele. "É o que faz com que fazer esse programa nesse canal ainda seja interessante", afirma. "Espelho" estreia sua quarta temporada com mais programas e novidades. Com 26 episódios (a última temporada teve 22) de 25 minutos cada, o programa continua a não ter um formato definido. Com a linguagem mais próxima da dos documentários, a partir de agora terá a presença da jornalista Sandra Almada e de seis jovens atores, entre 13 e 15 anos, do grupo Nós do Morro, que se fazem às vezes de repórteres.

O episódio de estreia intitulado "Estilhaços", que vai ao ar hoje às 21h30, faz um resumo de todas as temporadas do ano e apresenta as mudanças (caso dos novos repórteres, por exemplo). "Uma coisa que me deixou muito feliz esse ano é que a gente consolidou um formato de trazer para a televisão assuntos importantes de uma maneira agradável", sublinha Lázaro. O ator também considera importante ter novas parcerias no programa, já que antes dirigia, apresentava e entrevistava sozinho.

"Agora tem um repórter que faz matérias especiais, adolescentes que fazem reportagens de rua. E esse ano, como temos essa equipe maior, eram mais cabeças pensando, eu acho que todos os temas têm mais profundidade", salienta. Lázaro define o formato do programa como um híbrido de entrevista e minidocumentário. Mas recua um segundo depois: "Bom, isso não define bem porque a cada programa esse formato vai se alternando".

Para o âncora do "Espelho", uma das vantagens dos novos episódios está na riqueza de detalhes. "A gente não precisa contar toda uma história nos 25 minutos. Às vezes contamos em dois ou até em três programas – o que faz com que tenhamos programas com mais conteúdo mesmo, pois não ficamos contando com pressa em 25 minutos". Um blog especial foi criado para o programa. Ele traz assuntos adicionais às entrevistas, onde o público poderá ampliar o campo de discussão.

Câmera na mão
Nessa temporada, a equipe tenta fazer um filme a cada episódio. Na semana que vem, o programa será o mini-documentário feito por Lázaro Ramos na posse de Obama. Ele faz o trajeto de um cidadão comum que tenta encontrar um espaço para ver e ouvir o presidente americano em seu discurso de posse. "Foi sensacional presenciar esse momento histórico. Eu acho que na vida, nunca tinha participado de um momento tão importante na história mundial. Principalmente porque eu acho que estive em um lugar que eu deveria estar".

Na semana seguinte, o convidado será o cantor e compositor Seu Jorge. Dividido em dois episódios que serão exibidos nos dias 13 e 20 de abril, o programa foi gravado nas ruas do Rio de Janeiro. Seu Jorge foi recebido por Lázaro no aeroporto Santos Dumont. O bate-papo começa no carro e segue até o Centro, onde o cantor fez sua primeira apresentação no bar Suburban Dreams. Entremeado por canções, Seu Jorge revela momentos difíceis da infância pobre em Belford Roxo e da época que morou nas ruas da cidade.

A nova temporada traz entrevistas com músicos, cineastas, atores, dramaturgos, professores, doutores, fotógrafos e escritores. Entre os convidados, estão nomes como Gilberto Gil, Luiz Melodia, Augusto Boal, Abdias Nascimento, Sylvio Back e Dona Chica Xavier. Alguns programas temáticos ganharam dois ou três episódios para que o assunto em questão fosse mais explorado.

“Hoje, o 'Espelho' é para mostrar assuntos relevantes que têm pouca projeção na TV”, destaca o apresentador. Perguntado se a TV brasileira, tanto paga como aberta, precisa de mais programas como esse, Lázaro é categórico em seu "Sim". Ele defende que a programação precisa estar mais aberta a pessoas com uma câmera na mão – o que renova a televisão, em sua opinião. "Mas, ao mesmo tempo, acho que a tendência é essa com o advento do digital: todo mundo participar com a sua câmera na mão e dar o seu depoimento. E eu acho que o público deseja isso. Não é à toda que esse é um dos programas de maior visibilidade dentro do canal", conclui.

Ao longo da temporada, serão abordados temas como: educação brasileira (Trilogia da Educação), saúde emocional e psíquica da população negra (Trilogia da Mente), fotógrafos negros (Fotografia I e II) e o corpo negro na dança através do jongo, balé, capoeira e hip hop (Corpo Negro I, II e III). Há também um episódio sobre dicas de preservação da natureza (Prática da Preservação) e outro que foi gravado no Harlem, que mostra a vida cultural do famoso bairro de Nova York.

No momento, Lázaro participa de um filme coproduzido pelo Canal Brasil sobre um contista brasileiro de nome ainda não revelado. O longa será composto por quatro curtas e um deles tem direção de Lázaro. O ator também está na última semana de gravação da tragicomédia "Amanhã nunca mais", de Tadeu Jungle, que conta a história de uma noite na vida de um médico anestesista que trabalha tanto que se esquece de ter prazer. A previsão de estreia do longa de Tadeu é para o fim do ano.

Serviço
Espelho – Estreia da quarta temporada hoje, às 21h30, no Canal Brasil. Horário alternativo: amanhã, às 16h, e sábado, às 12h30. Próximos programas: Posse de Obama (06/04) e Seu Jorge (13/04). Classificação livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário