domingo, 5 de setembro de 2010

A festa de Bregović

Cantor e guitarrista sérvio-bósnio Goran Bregović arma sua tenda cigana em Brasília para dar início à turnê nacional

O guitarrista e compositor chega ao país com a Orquestra para Casamentos e Funerais

Uma celebração à vida. Esta seria uma das definições para a música de Goran Bregović. No duo com a cantora polonesa Kayah, no clipe de “Prawy Do Lewego”, por exemplo, está tudo lá: o som que contagia, a dança que embriaga, a bebida que celebra. A bordo de um barco cujo destino seria desaguar no fim de uma cachoeira – a não ser que ele voasse –, um grupo de violeiros e violinistas acompanhados de uma fanfarra de sopros oferece um banquete sonoro aos passageiros. Não falta também a fartura gastronômica, tudo junto para criar a atmosfera de uma festa de casamento (não tão convencional). E dá-lhe senhores dançando como crianças, uma noiva (Kayah) que chora após se embriagar e um noivo (Bregović) que encontrou, como um marinheiro prestes a aportar, o amor de sua vida pelas lentes de um binóculo.

Essa é a festa de Bregović, que chega agora ao Brasil. É o casamento entre tradição e contemporaneidade para além dos Balcãs, é felicidade pós-guerra estampada num sorriso com dente de ouro – entre outros bordões que tentam se aproximar de sua mistura sonora. Na companhia da Orquestra Para Casamentos e Funerais, o cantor e guitarrista sérvio-bósnio arma por aqui sua tenda cigana feita de lona de circo para o início de sua turnê nacional. A primeira parada da caravana acontece no encerramento do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília com show neste domingo (5), às 19h, na Praça do Museu Nacional da República. Daqui, o grupo segue para Porto Alegre, nos dias 8 e 9 de setembro.

O público brasileiro terá a oportunidade de assistir a Brega – como também é conhecido – tecer ao vivo sua colcha de retalhos eruditos e populares feitos a partir da tradição balcânica e da influência cigana. Ao som de 19 músicos, as apresentações da orquestra costumam fazer muita gente dançar, entoadas também por momentos delicados, costurados por um coro de cantoras búlgaras. Assim como sua terra natal, a antiga Iugoslávia, uma região composta por várias partes às vezes desconexas, a arte de Bregović também é, de certa forma, uma interseção entre diferentes mundos. “Minha música é certamente meio ‘Frankenstein’ também. Porque ela está sob influência de elementos que (em outro lugar) seria impossível misturar", afirma. Em entrevista concedida por e-mail ao Cena Contemporânea, Goran Bregović fala também do estrondoso sucesso alcançado com a extinta banda de rock Bijelo Dugme, da arte como instrumento de mudança e da experiência de produzir trilhas sonoras para filmes como “Vida Cigana” (1988), do cineasta Emir Kusturika.

Cena Contemporânea – Você é um compositor contemporâneo dos Balcãs que faz uma mistura de erudito e popular a partir da tradição. Como é a experiência de levar a música da sua terra para diferentes lugares do mundo?
Goran Bregović – Se eu tivesse nascido há cem anos, eu seria apenas um compositor local dos Bálcãs. Mas é bom sentir que o mundo se tornou mais curioso e é bom que milhares de pessoas das grandes culturas musicais, como alemães, espanhóis, franceses, ingleses, desenvolveram uma certa curiosidade em relação à pequena cultura musical balcânica.


O que você procura alcançar com sua música? Que mensagem pretende passar com álbuns como "Alkohol"?
Agora eu estou muito velho e muito distante dos tempos em que – sem vaidade – imaginei que a arte poderia mudar a ordem das coisas. Mas ainda estou muito jovem para perder a esperança! Entretanto, nos tempos comunistas, a arte e os artistas eram muito importantes. Eles foram os únicos que tiveram a possibilidade de introduzir um sistema de valores que se diferenciasse do sistema oficial – sem que, por isso, fossem parar na cadeia (ou quase). A resistência por meio da cultura e da arte era uma grande causa para os artistas naqueles tempos. Quando essa causa desapareceu, centenas de importantes artistas desse tempo desapareceram também. Cultura é um conceito de valores que se refere a princípios nascidos da política. E subcultura é algo que vem da vida. Assim, quando a sociedade mudou, a subcultura, a mais importante instigadora da cultura, seguiu uma direção diferente.


Bregović: "Sinceramente, não me considero um bom compositor para filmes. Nasci muito tarde para ter a oportunidade de trabalhar com cinema no tempo em que ainda se considerava esta a grande arte do século 20" (foto de Nebojsa Babic)

Nenhum comentário:

Postar um comentário