domingo, 13 de junho de 2010

Já ouvi, posso morrer III

Fazer uma lista dos 10 mais de nossa carga musical é uma tarefa árdua. Os hits de nossas vidas estão aqui, ali, acolá... Juntar os pedaços como um quebra-cabeça imenso. Desde que nosso querido Felipe iniciou a sessão, venho pensando nas possibilidades que geram outras e outras tantas. Minha lista não é da mais eclética. Na verdade, o ecletismo me causa uma certa urticária. Por isso, vamos falar do velho rock'n'roll.

10 The Police - Outlandos d'Amour (1978)

Este é o álbum de estréia da banda. E, como podemos perceber, Sting nasceu para ser rebelde. Sua vontade de polemizar o fez escrever Roxxane, a história de uma prostituta: "Roxanne, você não tem que se despir sob as luzes vermelhas". Apesar da polêmica, Outlandos d'Amour é um álbum animado acima de tudo. Vale a pena conferir.


9 Legião Urbana - Uma Outra Estação (1997)
Este álbum de tão triste virou póstumo. Foi lançado um ano depois da morte do líder da Legião Urbana, Renato Russo. De todos os amores que tive, Renato foi o mais intenso. Digo por ser amor de infância. De tanto amor fiz, muitas vezes, de suas dores as minhas. Uma Outra Estação mostra que, da voz cansada da morte, muitas dores podem se tornar poesias eternas.


8 Kiss - Kiss (1974)

Mais um álbum de estréia de banda. Nada me tira da cabeça que o bom é o inovador. O Kiss apareceu de cara pintada e salto alto. Gene é um grande líder, mas a melhor voz é, sem dúvidas, de Paul. E é dele também a autoria das melhores músicas desse álbum, como Firehouse e Black Diamond.


7 Megadeth - So Far, So Good... So What? (1987)

Dave Mustaine foi expulso, sem explicação, de uma curta temporada como guitarrista do Metallica. Surgiu então com sua nova banda: o Megadeth. Com um vocal extremamente particular, chegou firme pela disputa de um espaço nos anos de ouro do Thrash Metal. So Far, So Good... So What? é o terceiro e mais sonoro disco da banda. Conta com um cover dos Sex Pistols e uma bela homenagem para Cliff Burton (morto em 1986) com a canção In My Darkest Hour.

6 Iron Maiden - Poweslave (1984)

Steve Harris e Bruce Dickinson fizeram um trabalho marcante e excepcional para o Heavy Metal mundial. O baixista e o vocalista do Iron Maiden souberam bem como unir técnica a uma boa história. Tenho que fazer considerações especiais para duas músicas: Powerslave, que dá nome ao álbum; e Rimme of the Ancient Mariner. Ouvi ambas as canções ao vivo por duas vezes e ainda sinto arrepio só de lembrar.


5 Morbid Angel - Altars of Madness (1989)

Outro álbum de estréia na minha lista dos melhores. Agressividade, força e muita loucura. Poucos dias depois que nasci, o Morbid Angel lançava essa preciosidade do Death Metal. Sujo e blasfemo, do jeito que o estilo tem que ser. Ótimos riffs de guitarra e um vocal arrasador.



4 Pink Floyd - PULSE (1995)

A escolha desse álbum para a minha lista se dá por um único motivo: a impossibilidade de escolher o melhor álbum do Pink Floyd. Já que me meti num labirinto onde todas as entradas te levam para um paraíso, decidi que o PULSE merece essa posição. Se não há como decidir o melhor, ponha todos os bons em um só. O destaque fica com a encatadora voz de David Gilmour.


3 The Clash - London Calling (1979)

Falo de Punk, penso logo em London Calling. Nada dos anos 70 supera esse disco. A criatividade e a aposta na missigenação de estilos, dentro do rock'n'roll, deixou uma marca irreversível no meu coração. O London Calling é simplesmente o suprassumo do Punk Rock sem a mínima dúvida.

2 Misfits - Walk Among Us (1982)
Depois de descobrir que o bom Punk é aquele com influências reais, pude entender também que Punk perfeito é feito com horror. A bizarrice que cerca a banda Misfits define perfeitamente a quem a banda veio falar. Glenn Danzig apostou em uma nova proposta, agradeço por isso. Para Walk Among Us, só posso fizer uma frase: Mommy, can I go out and kill tonight?


1 Dio - Holy Diver (1983)
Obrigada, Dio.

2 comentários:

  1. London Calling é muito obra prima, demais. The Police é perfeito, tem um estilo só deles mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, eu morreria feliz depois destes discos, com certeza \o/

    ResponderExcluir