domingo, 21 de junho de 2009

Up!




Uma história original e cativante. Assim pode ser descrito o próximo filme lançado pela Pixar Animation Studios em parceria com a Walt Disney. "Up - Altas Aventuras" é um longa-metragem de animação que conta à história de Carl Fredricksen, um velhinho vendedor de balões, que parte pelos céus em busca de seus sonhos.

Durante toda a vida Carl e sua esposa, a efusiva Elle Fredricksen,sonhavam se mudar para as Cataratas do Paraíso, mas os problemas da vida de casado impediram seus planos. Carl se vê obrigado a realizar o sonho de sua falecida esposa após a justiça determinar que ele abandone sua casa. Para fugir do asilo e completar o livro de aventuras de sua mulher, o idoso amarra milhares de balões em sua casa e segue rumo a América do Sul. Por acidente, Carl leva em sua viagem o intruso Russel, um pequeno escoteiro, extremamente otimista, o garoto de 9 anos que pretende conquistar sua última medalha por ajudar idosos é responsável pelas peripécias na jornada de Carl.

Na produção a Pixar repete a dose usada em “WALL- E” (2008) de direcionar o seu filme a uma platéia adulta. A história do casal de velhinhos é contada de maneira doce e delicada, o amor que sentiam um pelo outro e os problemas enfrentados pelos adultos são expostos com a graciosidade e requinte das obras da Pixar. A mensagem de realizar o que é correto, premissa nos roteiros da Disney, continua latente na história, mas carrega um diferencial, o filme toca em uma questão pouco explorada pelos desenhos: o tempo.

Apesar de todos os problemas e decepções que Carl teve em seus 78 anos, ele segue em sua jornada e aprende quais são as verdadeiras riquezas conquistadas durante a sua longa vida. Up é recomendável para todos os apaixonados por desenhos pela sua diversão garantida, e também para todos que desejam subir em um balão e tocar a vida com um pouco mais de aventura.

"Up - Altas Aventuras" estréia em 4 de setembro nos cinemas brasileiros, com a dublagem de Chico Anysio (idêntico ao Carl). Vale a pena ver!

2 comentários: