quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O fim da adolescência






















Por Gláucia Chaves

Esqueça os riffs barulhentos, o vocal revoltado, as letras de protesto e a bateria insana: prometido para 20 de setembro, "Backspacer" traz um novo Pearl Jam, centrado e maduro


Mesmo para os que (como eu) só tiveram a oportunidade de curtir o movimento grunge através da MTV e CD's roubados do irmão mais velho, é quase consenso que músicas como "Alive", "Black" ou "Do the evolution" são faixas obrigatórias na playlist de qualquer rockeiro que se preze. Mas os berros de Eddie Vedder transcenderam a geração noventista e conquistaram também as que vieram em seguida, compondo a trilha sonora perfeita para o período em que os hormônios -- sempre eles! -- transformam doces crianças em revoltados dispostos a acabar com o sistema: a adolescência.

Entretanto, a fase das espinhas um dia acaba. Com o começo da vida adulta, os hormônios sossegam e surge a necessidade natural de quebrar os grilhões e perseguir a tão sonhada independência. Após 19 anos de "moshes" e guitarras quebradas, o Pearl Jam resolveu, finalmente, crescer. Para marcar a nova fase, os ex-grunges juntaram suas coisas, fizeram as malas e saíram de casa: cancelaram o contrato com a gravadora J Records e resolveram apostar no voo solo.

Como de praxe, trabalho já está disponível na internet. A novidade para os politicamente corretos que optarem por comprar em lojas virtuais é que o CD terá também uma edição especial, em LP. Junto com o vinil, os fãs levarão um livro de 24 páginas produzido em conjunto com o ilustrador Tom Tomorrow, cujas tirinhas são publicadas em mais de 90 dos mais importantes jornais dos Estados Unidos e Canadá, como o The New York Times, The New Yorker e The Economist.

Muito mais introspectivo que seu antecessor "Pearl Jam", de 2006, "Backspacer" é o espelho da fase atual dos músicos: casados e pais de família, ficaram sem o mesmo pique para músicas barulhentas e politizadas. Curto e grosso (o CD não dura mais que 37 minutos, divididos em 11 músicas), o novo trabalho dos conterrâneos do Nirvana prova que o fim da adolescência não é, necessariamente, uma coisa ruim.


Onde encontrar:

iTunes Music Store
Coalition of Independent Music Stores

Veja a lista de músicas de "Backspacer":

Gonna See My Friend
Got Some
The Fixer
Johnny Guitar
Just Breathe
Amongst the Waves
Unthought Known
Supersonic
Speed of Sound
Force of Nature
The End

Um comentário: