quarta-feira, 13 de maio de 2009

Festival de Cannes

O mais importante festival da sétima arte começa hoje (13)

O Festival de Cannes abre sua 62ª edição hoje (13). A nova animação dos estúdios Disney-Pixar, "Up - Altas aventuras", de Peter Docter, é o filme de estreia. A mostra prosseguirá até dia 24 de maio, quando a Palma de Ouro será anunciada.

O júri do festival será presidido pela atriz francesa Isabelle Huppert. Outras personalidades do cinema integrarão a banca de jurados, como a italiana Asia Argento e a americana Robin Wright-Penn, ambas atrizes, e os cineastas Nuri Bilge Ceylan e James Gray.

A animação de abertura, “UP – Altas aventuras” tem cena que lembra o caso do padre brasileiro que tentou a proeza de voar com balões, mas os produtores afirmaram desconhecer a história.


Grandes nomes do cinema concorrerão à Palma de Outro com suas novas produções. O cinema espanhol será representado por Pedro Almodóvar, com “Los Abrazos Rotos”, e Isabel Coixet, com “Mapa de los sonidos de Tokio”. Quentin Tarantino, o único representante americano, concorre com "Inglorious basterds", filme sobre a Segunda Guerra Mundial.

O britânico Ken Loach também está na disputa com seu filme “Looking for Eric", sobre o jogador de futebol francês Eric Cantona. E Lars von Trier, dinamarquês, apresentará "Antichrist".

A primeira mulher a receber o prêmio máximo em Cannes, a neozelandesa Jane Campion, concorre com "Bright Star".

Também estão na mostra o italiano Marco Bellocchio ("Vincere"), o austríaco Michael Haneke ("Das Weisse Bando”), o taiwanês Ang Lee ("Taking Woodstock"), o chinês Lou Ye ("Spring fever") e o diretor de Hong Kong Johnnie To, com "Vengeance".

Filmes latino-americanos não estão incluídos na mostra competitiva. Mas o Brasil será representado pelo filme “À Deriva”, de Heitor Dhalia, que participa da mostra Um Certo Olhar, da seleção oficial de Cannes.

Foto: Cena de "Abrazos Rotos", de Pedro Almodóvar (Divulgação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário