quinta-feira, 12 de março de 2009

Palco sofisticado

Robert Mackenzie: "Mensagem do Quidam, desde a estreia, continua muito válida"

Segundo o diretor de turnê do Cirque, a inspiração para a obra veio por volta de 1995, quando o diretor Franco Dragone andava pelas ruas de Nova York e reparou nos transeuntes: "Eram pessoas que não tinham rosto e que ele jamais encontraria de novo". Franco começou a pensar na família do século 21. Na sua visão para o mundo atual, o foco é cada vez maior para as coisas materiais. "Uma adolescente totalmente ignorada por seus pais busca uma saída, começa a imaginar coisas em um mundo de fantasia", ilustra Mackenzie.

Quidam estreou em 1996. Trata-se de um show reconhecido internacionalmente pela intensa teatralidade aliada a números de impacto. Dirigido por Franco Dragone e Gilles Ste-Croix (diretor criativo), o espetáculo combina performances acrobáticas, domínio técnico, figurinos e cenários extravagantes. Os diferentes mundos da vida cotidiana são explorados. Os personagens possuem características e figurinos que acabam por refletir a personalidade dos próprios artistas.

A trilha sonora de Benoit Jutras leva ao palco seis músicos que se revezam em vários instrumentos. Quidam movimenta 50 artistas de 15 nacionalidades, sendo três brasileiros. Há acrobatas, ginastas, palhaços, atores, músicos, cantores, dançarinos e demais performáticos circenses. A montagem utiliza mais de 250 figurinos, 200 pares de sapato, 500 objetos de cena e arrojadas plataformas invertidas suspensas que trazem os artistas ao centro do palco.

Esta é a primeira vez que a companhia – que completa 25 anos este ano – utiliza a ajuda de computadores (para que os artistas entrem e saiam do palco) em um espetáculo. Segundo Mackenzie, porém, o mais impressionante de Quidam é o efeito final, onde não há truques. Durante dez minutos, num ato totalmente humano, 15 artistas dividem o palco em performances complexas, indescritíveis. (Repórter e fotógrafo viajaram a São Paulo a convite da produção do evento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário