terça-feira, 31 de março de 2009

Fotógrafo da alma

Divulgação
O cineasta sueco Ingmar Bergman (1918 – 2007) ganha mostra e curso no Espaço Marcantonio Vilaça













O jornalista, sociólogo e professor de cinema Sérgio Moriconi considera que Ingmar Bergman está entre os autores eternos do cinema, entre muitos motivos, por ser detentor de uma visão de mundo própria. Com sua estética particular, reflete sobre questões existenciais, como a morte, a solidão e a fé. Curador da "Mostra Ingmar Bergman", que começa amanhã e vai até domingo no Espaço Cultural Marcantonio Vilaça, Moriconi também ministrará um curso sobre o tema, no mesmo local.

A mostra composta de dez filmes integra e antecede o curso "O fotógrafo da alma: O cinema de Ingmar Bergman". Devido à vasta extensão da filmografia de Bergman, o curador explica que optou por estender os títulos na mostra, a fim de complementar o que vai ser visto no curso e oferecer uma visão melhor da obra como um todo.

"A minha curadoria tratou de mostrar como o cineasta foi aperfeiçoando sua estética, que amadureceu e se consolidou em 1957 com o filme marco que define seu cinema: "Morangos silvestres" – este com estilo diferente de seus primeiros filmes, que começaram tateando por entre o noir e o melodrama mexicano, por exemplo", explica. A mostra tem início com sessão de "Porto" (1948), às 18h30, e de "Prisão" (1948/49), às 20h30.

O curso vai se debruçar sobre as características que fizeram da obra de Bergman uma das mais relevantes manifestações da arte do século 20. Filmes inéditos do primeiro Bergman (final dos anos 40 início dos 50), assim como todas as suas obras-primas do período médio e da maturidade compõem o programa.

Serviço
Mostra Ingmar Bergman – Mostra de filmes do diretor sueco. Até sexta, das 18h30 às 22h, e sábado e domingo, das 16h às 19h30, no Auditório Ministro Pereira Lira, ao lado do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça do Tribunal de Contas da União (SAFS, Quadra 4, Lote 1). Entrada franca. Programação e sinopses dos filmes no site: www.tcu.gov.br/espacocultural. Não recomendado para menores de 16 anos.
O fotógrafo da alma: O cinema de Ingmar Bergman – Curso de 13 a 17 de abril. Inscrições até 9 de abril pelo site. Taxa: R$ 15. Informações: 3316-5221.

Um comentário: